sábado, 20 de outubro de 2007

20 de outubro de 2007- Colhendo sonhos...

Foi o primeiro dia dos seis encontros propostos.
Tivemos a visita de Simone, uma colega futura nutricionista do IPA.
Bom, cronologicamente tudo começa com a espera, pela chegada de todos,aos poucos vão chegando Pedro, Dieguinho, a Gabi avisa que virá mais tarde, Larissa, que traz o amigo Édson, Cristel e Priscila.
A primeira tarefa foi desenhar algo que representasse "alimentação". Entregamos meiia folha para cada um, bem como um caderno artesanal e um lápis, que serão usados durante o curso. Em seguida no mesmo papel pedimos que escrevessem 3 palavras relacionadas ao mesmo tema. Concluídos os desenhos, não fizemos discussão, guardaremos este momento para o último encontro.
O segundo momento foi de explicar o cronograma, que no próximo encontro teremos uma saída de Campo, no sítio da Silvana. Combinamos o horário e fizemos os devidos encaminhamentos: bilhetes e posteriormente falar com os pais. Também explicamos a proposta destes encontros, que é trabalhar conceitos de alimentação, a construção da horta e a metodologia de organização para execução de tarefas, que foi trazida justamente pela demanda do grupo de aprender a se organizar
No terceiro momento começamos a falar sobre o TEvEP, a metodologia de organização proposta. Conversamos sobre os conceitos, montamos a flor dos 6 M's e a estrela CESAQ, que falam sobre os conceitos de organização, as ferramentas para planejar uma atividade. Fizemos uma pausa para o lanche, desse vez foi a Manuela que trouxe um pão semi integral com farinha de milho e erva doce. Acompanhado de suco de maracujá, que foi comprado concentrado na feira ecológica.A receita do pão foi distribuída a todos os interessados.
Para finalizar oferecemos caixas de papelão, e sementes. Foi pedido a eles que descrevessem as sementes em seus cadernos. Todos leram suas descrições e a Manuela fez uma pequena reflexão sobre a diferença das sementes, que são diversas assim como eles dentro do grupo e da riqueza que há nisso. Plantamos as sementes e nos encaminhamos para lavar as mãos, organizar a sala e ir conversar com uma mãe.
Avaliação geral do encontro? Acho que foi muito bom. Mesmo na parte da explicação da metodologia que poderia ser uma coisa maçante, e que temíamos, mas não, foram bem participativos, esbelecemos relações entre os conceitos e o processo de construção do Espiral de Ervas que foi construído no final do Curso de Jovens Líderes SócioAmbientais.
Mais atividades, no próximo diário de campo...

Nenhum comentário: