quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Mais Terra Madre

Bom é óbvio que vou escrever ainda muito sobre o terra madre, ou Terra Mãe como uma participante, a Nereide afirmou.

Só queria registrar a frase que consta na minha camiseta do movimentos slow food:

"Comer é um ato agrário"

E não é?
O fator consumo é o que pode impulsionar um modelo produtivo ou outro (produção de monoculturas em latifúndios, no método tradicional OU agricultura familiar diversificada e muitas vezes ecológica)

E pode imaginar o que significa uma e outra? Eu não posso dizer todas as respostas, mas sabemos que a alternativa de produzir do primeiro modo, beneficia a poucos, gera muito desperdício de alimento além de uma qualidade reduzida desses alimentos.
Isso diz respeito a segurança alimentar. A medida que poucos se beneficiam aumenta a desigualdade na distribuição de renda, e daí o alimento não chega a todo mundo, fora a dependência do próprio produtor que se perder toda sua produção de soja, como produz uma monocultura terá perdido realmente tudo, e não terá o que comer. e tem outra, com pouca gente trabalhando na terra aumenta-se o desemprego e o inchaço populacional nas cidades, aumentam os problemas sociais...
Que responsabilidade né, só na escolha do lanchinho da tarde! Mas imagina, que poder que temos nas mãos, ou melhor na boca, de através de simples escolhas melhorar as condições, a situação de muitas pessoas e ajudar a inverter esse paradigma de produção doente(agora eu fui forte eu sei, mas como não ter força naquilo que realmente acreditamos?)

Ateh

Nenhum comentário: