domingo, 28 de outubro de 2007

28 de outubro de 2007- Visita ao Sítio da Silvana

Bom o relato seguinte fala sobre o nosso grupo de jovens.
Esse é o segundo momento do nosso cronograma de oficinas. Nosso objetivo foi, mostrar como se estruturam hortas e sonhos de verdade. Bom só para relembrar, a proposta das nossas oficinas tem três eixos: organização de grupo(o primeiro),utilizando o método do Tevep. Esse método será aplicado vivencialmente através do planejamento de uma horta e minhocário (o segundo), e é claro a alimentação (terceiro), subentendida nos lanches e permeando as discussões.

Bom, então o nosso objetivo foi a motivação do grupo para as oficinas. Algo como mostrar que é possível, trabalhando com os sentidos com os sentidos, além de apresentar uma produção.

Nossas atividades começaram com antes de chegarmos lá no sítio propriamente dito. Chegamos no Clube de Reciclagem e de lá saímos para o sítio da Silvana com o pessoal.
Ao chegarmos lá, fomos recepcionados por ela, seu marido e sobrinho, além dos vários cães e gatinha.
Nos acomodamos numa área lá existente, sentamos, nos bancos, alguns em bancos feitos de pinos cortados recentemente e nos apresentamos primeiramente apenas por nome para nossa anfitriã. Ela foi contando um pouco a história do sítio, sua idealização e construção. Numa segunda etapa o grupo e a Anna contaram como começou a trajetória do grupo e eu acrescentei e idéia das oficinas que eu e a Manu propomos.
Nesse momento surgiram reflexões muito interessantes sobre a visão dos participantes sobre o próprio grupo, das sua motivações. Silvana complementou com um pouco mais da história do sítio e enquanto baixava o sol ela aproveitou para falar um pouco do roteiro da visita.
Distribui um pequeno roteiro de orientação para o registro do que seria observado posteriormente.
Começamos a visita e não cabe descrever toda, mas foi muito positiva na minha opinião. Tanto pela visita, por proporcionar que eles pudessem ver que a gente pode "nadar contra a maré" e dar certo, que existem possibilidades de causar pouco impacto e se manter no mundo, mas também pelo conhecimento do modo de produção dos alimentos. Pudemos observar diversas plantas alimentícia não convencionais, quase todas ruderais, que surgem expontaneamente e que são comestíveis. Apareceram alguns pássaros como um gavião e um maçarico que não conhecíamos.
O lanche contou com a cooperação de três voluntários que ajudaram a fazer o suco de morango, provamos refrigerante natural de picão preto, o bolo de morango feito pela Silvana, salgadinhos "dos sem-terra" que a Anna trouxe, pizza integral e bolo de chocolate do Pedro.
Depois começamos a falar como havia sido combinado no encontro anterior sobre os objetivos de vida e objetivos de estar dentro daquele grupo. Todos falaram, inclusive as "professoras" e a Silvana. E marcamos como era importante aquele espaço, dentro de tanto outros naquele momento poderíamos discutir e focar nossos objetivos. Também, muito importante, surgiu a questão da continuidade do grupo, levantado pela Gabi. Será que mesmo o Pedro a Anna, e talvez a própria gabi se mudando o grupo terá continuidade. Foram levantadas tanto as hipóteses de reuniões mais espaçadas mas de manter este grupo, como também de articular cada um outros grupos em outros espaços.
Foi um ótimo dia! Não teremos atividades no próximo final de semana mas seguiremos no dia 10.

Um comentário:

Adriana disse...

Aqui você traz a experiência de um grupo(que grupo?) Falar mais sobre a sitio, que proposta? Onde fica? surgiu com qual objetivo (turístico?)... quando você colocou o tema descreveu a vivência mas não situou ... o exercício além de satisfazer a minha curiosidade... é importante para a sua construção pessoal na elaboração de textos, relatos etc.