sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Autobiografia

Eu me chamo Pauline, como consta na folha de identificação do portifólio.

Minha trajetória pessoal e acadêmica não é muito longa, afinal são 19 anos de vida e nem três de universidade.

Nasci em Canoas, RS, e morei lá até os 14 anos quando vim para Porto Alegre. Aqui realizei meu ensino médio e logo após a formatura ingressei, para minha própria surpresa na Universidade, no Curso de Graduação em Nutrição. Digo que foi surpresa, pois não acreditava que estivesse preparada para competir com tantas candidatas.

Mas obtive com sucesso aprovação e entrei em 2005 no curso. E me senti muito realizada com esse ingresso, pois Nutrição, apesar de eu nunca saber exatamente as perguntas do primeiro semestre: “Por que você escolheu Nutrição?”, era exatamente o que eu queria, e eu fui adquirindo essa certeza conforme fui avançando no curso.

Logo no primeiro semestre, houveram três acontecimentos significativos para mim: o ingresso como bolsista SAE na COMGRAD Nutri, a participação no Projeto de Extensão Nutrição no Parque e no V ERENUT Sul (Encontro Regional de Estudantes de Nutrição de Região Sul).

Ser bolsista da COMGRAD Nutri foi um grande aprendizado sobre as estruturas da Universidade que eu ignorava completamente, além dos vínculos estabelecidos.

O Nutrição no Parque foi a primeira ação de que eu participei no curso. Por isso, vejo como é importante incentivar extensão, acho que esse pode ser o ponto de partida para que enquanto acadêmicos possamos começar a devolver a sociedade o que recebemos enquanto estudamos numa universidade pública. Isso se chama compromisso social. Mais do que isso é uma atividade de aprendizado, de desenvolvimento de crítica, um espaço que nesse sentido pode ser ainda mais explorado. E eu aprendi muito, talvez não tanto em conteúdo de Educação Nutricional, mas me despertou um olhar de curiosidade para o tema. No ano seguinte eu viria a ser bolsista por este mesmo projeto, que me rendeu igualmente muitos aprendizados. Como bolsista a perspectiva era diferente, havia a pretensão de formar um grupo de trabalho, que efetivamente acabou não se constituindo para dar andamento ao projeto para o ano seguinte, mas a foi rico e levarei na minha bagagem de experiências.

O ERENUT foi um evento, de três dias que me abriu horizontes para uma Nutrição em que eu me identifiquei. Foi a primeira vez que a Nutrição foi colocada dentro dos temas da saúde pública e da agroecologia e agricultura familiar. E são estes temas pelos quais eu sou mais apaixonada dentro da temática da alimentação. Apaixonada soa muito informal, pouco criterioso, mas realmente expressa o vínculo que eu tenho com esses assuntos, os quais eu vejo como indissociáveis do processo de criação de estratégias de promoção a segurança alimentar. No ano seguinte, 2006 eu participei do VI ERENUT Sul, que igualmente foi muito interessante.

No final de 2005 e início de 2006 realizei um estágio de 6 meses em UAN, na empresa RA Catering. Classifico essa experiência como uma das mais significativas em relação a aprendizagem sobre as relações de trabalho.

Ao final do estágio voltei a ser bolsista SAE, por três meses, quando me tornei bolsista de iniciação científica pelo projeto Multifuncionalidade da Agricultura a Mesa.

Durante esse período tenho participado de representações discentes junto ao CANPE, Centro Acadêmico de Nutrição Pedro Escudero.

A AUTOBIOGRAFIA ENCONTRA-SE INCOMPLETA, ATUALIZAREI E ORGANIZAREI IDEIAS CONFORME O TEMPO.

Nenhum comentário: