sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Tarefa: construção de um programa educação alimentar.

Esquema de Planejamento

No dia 21 de agosto de 2007, durante o período de aula foi iniciado um trabalho

Fase um: Concepção

· Identificação dos problemas nutricionais

Qual é o problema? Problemas nutricionais na gestação e baixo índice de aleitamento materno. Como se manifesta? Qual é a população afetada? Gestantes e crianças até um ano.

Constituição de equipe multidisciplinar para avaliar a situação, inclusive com mulheres representantes de clubes de mães ou afins(campanha conjunta de saúde). Trabalho voltado para gestantes de primeiro trimestre. Levantamento de informações a partir dos prontuários e dos agentes de saúde(através de questionário semi-estruturado). Peso e altura para classificação de desnutrição/sobrepeso/obesidade. Verificação de glicose e pressão arterial, (diabetes gestacional e hipertensão arterial). Idade. Número de consultas realizadas. Histórico de consumo de cigarro, álcool e outras drogas. Conhecimentos que têm sobre cuidado na gestação e aleitamento materno. Número de filhos. Anemia e se está sendo suplementada. Esses dados serão avaliados na consulta pré-natal através de questionário semi-estruturado padronizado para todo município. Averiguar junto as equipes de saúde quais são as orientações pra as gestantes (questionário semi-estruturado para profissionais de saúde)

· Determinação das Causas

Maus hábitos alimentares, alto consumo de alimentos industrializados ricos em sódio e açúcar. Falta de informação. Crenças (como comer por dois, a mãe deve consumir determinados alimentos para ter mais leite etc). Consumo não-crítico, onde não é pensado as conseqüências do consumo. Orientações errôneas ou contraditórias entre profissionais de saúde. Consumo de cigarro, álcool e outras drogas. Mídia(propaganda de suplementos, vontade de não ganhar peso associada a modelo de beleza). Avaliar processo de produção, conservação, distribuição, acesso e consumo de alimentos e produtos associados(no caso mamadeiras, chupetas, fórmula infantis – verificar a aplicação da legislação)

CADEIA DE CAUSALIDADE

· Diagnóstico educativo: eleição de fatores oportunos a se atuarno grupo interdsciplinar baseado em critérios de aceitabilidade, eficácia presumida, custo e outros.

· População: Campanha voltada para gestantes de primeiro trimestre. Trabalho intensivo nas 5 UBS (das 11 totais) que concentrem maior número de gestantes. Trabalho com gestantes adolescentes. Consenso na orientação dos profissionais de saúde.

Metodologia:

Buscar dados de prontuário para selecionar as gestantes até o 2º trimestre de gestação

Dados de prontuário a serem recolhidos:

  • peso/estatura
  • ganho de peso na gestação
  • peso usual antes da gestação
  • anemia/toma suplemento??
  • exames laboratoriais
  • estado civil
  • idade gestacional
  • nº filhos
  • comorbidades
  • data última gestação
  • frequência pré-natal

Após analisar os dados,as gestantes dos 5 postos serão estratificadas em 4 grupos para orientação nutricional

  1. gestantes com baixo peso (IMC<>
  2. gestantes eutróficas ( IMC >=18,5 e <25kg/m2)
  3. gestantes com excesso de peso (IMC>=25kg/m2)
  4. gestantes adolescentes ( com 18 anos ou menos)

Para cada grupo será realizada uma orientação nutricional específica.

Os agentes e profissionais de saúde receberão capacitação mensal.

Os temas a serem abordados:

  • Anemia na gestação e suplementação
  • Diabetes gestacional
  • Ganho de peso ideal na gestação
  • Aleitamento materno
  • Alimentação na gestação

Fase dois: Formulação

· Estabelecimento de objetivos

Diminuir ocorrência de problemas nutricionais na gestação (sobrepeso, obesidade, desnutrição, diabetes gestacional) e a sua intensidade.

· Elaboração das mensagens

Alimentação saudável na gestação

Aumentar consumo de frutas, verduras

Diminuir consumo de alimentos industrializados, ricos em sal, açúcar.

· Seleção de plano de multimídia(divulgação)

Meios: curso de multiplicadores (para entidades como clube de mães, grupos de terceira idade), um curso específico para profissionais de saúde ( padronizar e aprimorar orientações para gestantes), manual de conduta médica, manual de conduta para agentes de saúde. Trabalho direto nas 5 unidades mais “críticas”, orientações diretas para as gestantes. Para possibilitar e viabilizar isso haverá um ou mais dias específicos na semana de consulta pré-natal, nos quais serão proporcionadas orientações, motivando criação de grupos, através dos profissionais de enfermagem. Haverá atividades em espaços públicos, parques, praças onde a comunidade será convidada a contribuir (trabalhos de escolas, apresentações de danças), havendo uma tenda com profissionais de saúde, que realizarão rodízio, verificarão então pressão, glicose, oferecerão material informativo, exibição de vídeos, profissionais do esporte orientando caminhada

Materiais: cartazes em locais públicos(escolas, mercados—ênfase na venda de verduras—paradas de ônibus,), nos portos de saúde, cartilha de orientação para profissionais da saúde, cartilhas para agentes de saúde, campanha de rádio, com propagandas, chamadas para atividades ao ar livre, formulação de vídeo(para passar na tenda, nas salas de espera).

Fase três: Organização

· Produção de materiais de apoio

· Treinamento de agentes de desenvolvimento

· Execução da intervenção

Fase quatro: Evolução

· Cumprimento dos objetivos

· Satisfação dos participantes

Um comentário:

Anônimo disse...

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