sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dia 15 de setembro de 2007- Organizando a espiral de Ervas – Pátio da Unidade 8 de Saúde do Centro de Saúde Escola Murialdo

Dia 15 de setembro de 2007- Organizando a espiral de Ervas – Pátio da Unidade 8 de Saúde do Centro de Saúde Escola Murialdo


Este encontro ocorreu num sábado, como combinado as 9:30 da manhã. Estavam lá Pedro e Diego. E além deles Priscila, a qual ainda não conhecíamos. Como falei, Ana não estaria presente neste encontro.

E dessa forma começamos retomando algumas coisas da reunião passada. Sobre a questão do projeto para pedir financiamento para as tabelas de basquete: a Gabi, responsável pela pesquisa das empresas. Do restante, ficou combinado que no próximo encontro nos reuniríamos para escrever o projeto. Retomamos o assunto do nome, que se possível no próximo encontro poderia ser feita uma atividade para escolher o nome. A conclusão foi que para essas duas atividades seria importante conversar para que mais pessoas do grupo viessem.

Outro ponto foi sobre as oficinas. Conversamos, surgiu o interesse marcante sobre a oficina de fotografia, inglês e oficina com as mulheres do clube de reciclagem.

Então passamos a organização da espiral de ervas. Pedro esqueceu da serragem, mas foi até a madeireira e pegou uma sacola. Enquanto os dois meninos foram buscar o material fomos arrancando ervas daninhas. Organizamos alguns tijolos de modo que pelo menos protegessem as plantas contra pisoteamentos. Colocamos, quando eles chegaram, a serragem. A Manuela explicou algumas coisas sobre a importância de cobrir o solo, sempre os questionando para que se dessem conta da lógica daquela ação, antes da explicação. Das placas, por falta do material que deveríamos receber e um pouco de desorganização da nossa parte, fizemos apenas a que pedia colaboração dos freqüentadores do posto para a manutenção da espiral. Como a atividade de fazer o cartaz era individual e não tinha atividade para os demais, os meninos estavam bem inquietos. Fomos conversando, contando um pouco sobre nossas histórias de vida.

Para finalizar, fizemos uma dinâmica de despedida, uma brincadeira que consistia em caminhar entre os colegas, primeiro olhando nos olhos, depois cumprimentando com a cabeça, depois apertando a mão, depois se abraçando, depois fazendo cumprimentos diferentes, bater a cabeça (“de leve!”), encostar os ombros, e por fim, como era uma “cumprimentação” de despedida, abanamos com a mão, dando tchau.

Mais do que descrever esse encontro gostaria de comentar, das nossas dificuldades e impressões.

Bom, quanto ao grupo, estou preocupada com as faltas em massa. Não sei bem como fazer para reunir as pessoas e estimular a participarem. Perguntamos se os que ali estavam viram os que não vieram. O outro Pedro disse que viria, mas acabou acompanhando a mãe numa visita ao centro de Porto Alegre. A Gabi falou que viria, mas não veio. Algo que ainda não conversei seriamente com Manuela e Ana, mas acredito seja importante que tomemos medidas para mudar essa situação.

Outro ponto, PLANEJAMENTO. E destaco, com ênfase a palavra aqui, pois foi consenso da dupla de trabalho que precisamos planejar passo-a-passo. Principalmente agora que já nos ambientamos com o grupo, ao menos um pouco. Isso vai evitar que aconteça como aconteceu de realizarmos a atividade pela metade, esquecer da tesoura e que pessoas ficassem inquietas por falta de atividade.

Terceiro, e final, achei que o resultado da dinâmica foi positiva, eles riram um pouco, se descontraíram, e espero que isso conte pontos de confiança e empatia a nosso favor.

Nenhum comentário: