sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Seminário de Memórias Camponesas

Seminário de Memórias Camponesas
Isso aí, (eu não deveria começar com algo tão informal já que pretendo colocar isso no meu relatório de pesquisa ano que vem, mas vai, bah, apesar de eu saber quando entra alguém, e esses alguém não tem entrando tenhho gostado da idéia do blog, gosto de escrever e se gosto do blog tb devo ser um pouco exibicionista...mas tá faltando umas figurinhas pra animar, mas dou um jeito nisso)!
Isso aí, eu, estudando para ser nutricionistas fui num Seminário de Memórias Camponesas. Entranho?
Você não acha?
Uhm, talvez eu deva te contar o que foi esse seminário. Bom, do que eu leiga no assunto entendi foi que essa é uma ação nacional de resgate desse patrimônio nacional não-palpável que é a histórias das lutas camponesas, dos camponeses sem terra, dos camponeses com terra.
Agora você acha estranho eu estar lá?
Um pouco? Muito?
Vou te contar um pouco mais do que foi esse evento afinal.
Eu participei como comissão de apoio, então ajudei a gravar o material falado e se algum dos presentes trouxesse material nós tentaríamos copia-lo, registra-lo de alguma forma. E nessa ocasião compareceu em companheiro de Brizola, com um livro, uma coletênea de atas de reuniões de sindicatos de agricultores, de documentos oficiais, de livretos, todos até o ano de 1962. Esse material obviamente ficou escondido anos, no período de ditadura, e está muito conservado. Tiramos fotos com a câmera digital de todo o livro, eu e mais uma colega e com isso passamos a manhã.
A tarde foi a fala dos representantes de sinsicalistas e dos que participaram de movimentos ligados a igreja. Agora, não sei citar os nomes todos e nem saberia comentar cada fala individual. O que eu gostaria de deixar é um comentário sobre o quão maravilhoso foi conhecer um pouco dessa história de lutas, que muitas vezes no senso comum são ignoradas ou mesmo marginalizadas.
Agora, você acha que isso não tem a ver com nutrição?
Fala sério! Open your mind!
Agricultura/pecuária- produção de alimentos- alimentação - Nutrição
Estamos numa das pontas, o movimento camponês na outra, mas ainda buscamos o mesmo objetivo que é saúde, que engloba qualidade de vida, bem estar.

Nenhum comentário: