sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Seminário de Memórias Camponesas ERRATA

Bom. este tópico é para complementar o tópico sobre o Evento de Memória camponesa.
Além de eu não estar inspirada pra escrever, e acho que ficou esquisito e sem sentido, acho que a minha grande "descoberta" de que sim temos que pensar em alimentação ligada a sua produção, que temos que conhecer o que é a agropecuária e o que acontece nela.
Bah!(em boa gauchês)
Grande lhufas de descoberta. Eu achava sim isso muito importante, mas talvez eu tenha achado uma grande descoberta porque afinal da minha "formação", na graduação em Nutrição pouco se fala. Se fala em cadeiras eletivas como estudo dos alimentos, se fala fora do conteúdo programático na disciplina de higiene.
A gente pensa que estudando bem só o que devemos aprender obrigatoriamente aquilo que está na grade curricular, sairemos "bem". Nossa, pensando nessa parte da produção de alimentos, a gente ainda ignora.
Eu me dei conta disso quando peguei uma revista da FAO, e achei muito legal:
Food, Nutrition and Agriculture. Nossa que interessante, os três temas diretamente relacionados, pensei eu. Aliás a última fala sobre alimentação do escolar.
Ãh! Que novidade!
FAO= Food and Agriculture Organization
Por que será que ainda não é óbvio pensar em alimentação saudável sem pensar na forma como os alimentos são produzidos, sem pensar no que implica a forma com que são produzidos, sem pensar em que todas que doenças (individuais e sociais) as transformações nas formas de produção dos alimentos têm gerado?
Bom, pelo menos é óbvio pensar que esses aspectos merecem nossa consideração e que afinal eu não estava tão fora de contexto no
Sobre o projeto de resgate dessas memórias que eu não falei antes:

Projeto Memória Camponesa
O Projeto Memória Camponesa partiu de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo de Antropologia de Política do Museu Nacional da UFRJ (Nuap/UFRJ), Centro de Memória do Trabalhador Rural do Rio de Janeiro, Faculdade de Administração e Finanças, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (PPCIS/UERJ) e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ).


Bom, a idéia é que esse patrimônio imaterial, que são as histórias, muitas sem registros, principalmente as anteriores a 1962, sejam resgatadas, bem como possíveis registros que os informantes chaves tem. O material está todo sendo arrumado, em vídeo, áudio e concentrado na Biblioteca Nacional.
Sinteticamente é isso!

Olhar tb!!!
http://cageaunilasalle.blogspot.com/2007/09/seminrio-estadual-memrias-camponesas.html

Nenhum comentário: