sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dia 23 de agosto de 2007- Encontro com Rita Cuervo - Unidade 5 do Murialdo

Dia 23 de agosto de 2007- Encontro com Rita Cuervo - Unidade 5 do Murialdo


Nesta data, eu e minha dupla, Manoela Oliveira, além de outra dupla que também pretende realizar atividades da Unidade 5 do Murialdo, Bibiana e Denise no encontramos com Rita Cuervo, nutricionista da Unidade.

O encontro foi marcado pela colega Manoela por telefone.

Além de ela apresentar sucintamente um pouco de sua própria trajetória como profissional, apresentar o espaço da unidade e a equipe que estava presente, contou-nos a respeito dos trabalhos em educação e sobre os grupos que vem sendo desenvolvidos, ou foram desenvolvidos anteriormente.

Destacou para a outra dupla o projeto do Grupo de Convivência, para pessoas da terceira idade, coordenado pela assistente social da unidade, e o grupo de mulheres que trabalham com reciclagem, cuja líder é Evinha, e que estes seriam espaços interessantes para inserção de práticas em educação nutricional.

Para nós, mais especificamente, ela trouxe experiências associadas com do desenvolvimento de práticas sobre educação ambiental, devido a afinidades da dupla explicitadas pelas professoras da disciplina, as quais articularam os interesses em comum. Relatou-nos uma experiência de acadêmicas da biologia com um curso que abordava a temática ambiental com alunos com perfil de liderança, indicados por duas escolas, para desenvolver multiplicadores na comunidade. Outra iniciativa foi a formação, em uma escola, de um grupo chamado Amigos do Verde, que realiza trilhas no morro, conhecendo as características da região (formação geológica, espécies nativas e outros). Uma terceira opção seria desenvolver um projeto conjunto com outras acadêmicas de biologia que estaria desenvolvendo um trabalho com ervas medicinais, ligado a disciplina de Etnobotânica. Em todos os projetos daríamos continuidade ao trabalho ou trabalharíamos associadas.

Trocamos contatos, e pegamos o contato de Ana, que desenvolveu o trabalho das lideranças com os jovens para conversarmos a respeito do que foi desenvolvido. Nosso próxima etapa será conversar com o contato para pensarmos a proposta de continuidade do projeto na qual nos incluiremos.

Nenhum comentário: