sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Sobre a Construção do Portifólio

Com base no texto postado no portal de ensino à distância Rooda dentro do espaço “aulas” da disciplina de Educação Nutricional desenvolvi uma série de reflexões.

Primeira, sobre o próprio fazer do portifólio. O texto contém dicas de como montar o portifólio, que conteúdos inserir, mostrando que espaço temos dentro deste documento para colocarmos nossas percepções, o referencial teórico usado. Acredito que nesse espaço não seja necessário reproduzir todas as orientações, pois da forma como eu entendi devemos colocar nossas impressões, resumos de leituras, enfim, tudo que tenha colaborado para o nosso aprendizado sobre educação alimentar dentro dos objetivos da disciplina.

Segundo, refleti um pouco sobre a própria forma de avaliação através de um portifólio. Sabemos que é necessário que haja alguma avaliação concreta dos conhecimentos desenvolvidos, mas há algum tempo tenho me questionado o quanto uma prova avalia nosso desempenho em uma disciplina. Realmente eu não acredito que prova seja um bom método avaliativo, não quando pensamos em disciplinas mais específicas do curso. Não somos das ciências exatas, em que somamos números e chegamos a resultados, nossos resultados dependem de outras habilidades. Por isso gostei muito da proposta de avaliação através do portifólio, porque para desenvolver as habilidades de que falei passamos por um processo durante a disciplina, e principalmente há um processo de construção de uma proposta de intervenção em educação nutricional. Uma prova é um recorte, o portifólio ao contrário, se escrito ao longo da disciplina (e não no final), pode representar toda essa construção.

E uma última reflexão, sobre a possibilidade de fazer um portifólio em formato digital. Gostei da proposta ser mais aberta, o que permite, com o consentimento das professoras que possamos pensar nas formas de apresentar esse portifólio e pensando que o meio digital hoje é uma forma de mostrar as nossas idéias, que pode ser visto inclusive como mais ecológico que a impressão em papel, que nós estamos utilizando uma ferramenta de ensino a distância para a disciplina, que inclusive pode ser utilizado como ferramenta de educação alimentar, estou propondo que meu portifólio seja um blog, ou melhor um blogfólio.

Nenhum comentário: