O trabalho sobre síndrome metabólica trouxe uma abordagem nova para mim sobre o tema, abordando uma tratamento diferenciado para o paciente obeso e o paciente obesos com diagnóstico de síndrome metabólica.
Dos cursos que ocorreram na sexta, dia 31 de agosto, o que foi mais fraco, do ponto de vista de relevância e rigorosidade científica foi o sobre Nutrição no Esporte a Alimentos Funcionais. Na minha opinião , uma abordagem muito "marqueteira" dos alimentos funcionais, expondo dados não científicos. É essencial na prática clínica conhecer os produtos que a população tem acesso e com que apelo são divulgados, entretandohouve uma lacuna no momento que deveria se seguir, que era o momento de reflexão sobre o discurso científico e o discurso da indústria.
Aliás, o pensamento crítico foi a grande lacuna do evento, assim como é em geral com os eventos em Nutrição. Em geral, os temas apresentados são muito bons, como foram no Fórum, mas o público apenas assimila aquelas informações sem questionar, sem mesmo se aprofundar sobre os dados apresentados, sobre a metodoligia dos estudos. Isso reflete uma lacuna na nossa formação e consequentemente no perfil da classe, o que cria diversos obtáculos para uma qualidade excelente na atuação do profissional. Justamente, o espaço dos eventos, principalmente do Fórum, que ao seu final formulou uma carta deliberativa que será enviada a entidades,é o espaço em que discussões deveriam ser incentivadas, seja deixando mais tempo para perguntas, fazendo mesas redondas, e outras formas que podem ser criadas participativamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário