sexta-feira, 21 de setembro de 2007

13º Fórum Nacional de Nutrição

O evento foi como um todo muito bom, os cursos bem completos e os trabalhos trazidos muito interessantes.

O trabalho sobre síndrome metabólica trouxe uma abordagem nova para mim sobre o tema, abordando uma tratamento diferenciado para o paciente obeso e o paciente obesos com diagnóstico de síndrome metabólica.

Dos cursos que ocorreram na sexta, dia 31 de agosto, o que foi mais fraco, do ponto de vista de relevância e rigorosidade científica foi o sobre Nutrição no Esporte a Alimentos Funcionais. Na minha opinião , uma abordagem muito "marqueteira" dos alimentos funcionais, expondo dados não científicos. É essencial na prática clínica conhecer os produtos que a população tem acesso e com que apelo são divulgados, entretandohouve uma lacuna no momento que deveria se seguir, que era o momento de reflexão sobre o discurso científico e o discurso da indústria.

Aliás, o pensamento crítico foi a grande lacuna do evento, assim como é em geral com os eventos em Nutrição. Em geral, os temas apresentados são muito bons, como foram no Fórum, mas o público apenas assimila aquelas informações sem questionar, sem mesmo se aprofundar sobre os dados apresentados, sobre a metodoligia dos estudos. Isso reflete uma lacuna na nossa formação e consequentemente no perfil da classe, o que cria diversos obtáculos para uma qualidade excelente na atuação do profissional. Justamente, o espaço dos eventos, principalmente do Fórum, que ao seu final formulou uma carta deliberativa que será enviada a entidades,é o espaço em que discussões deveriam ser incentivadas, seja deixando mais tempo para perguntas, fazendo mesas redondas, e outras formas que podem ser criadas participativamente.

A explanação sobre próbióticos troxe uns trabalhos importantes, falando já sobre um número bom de unidades formadoras de colônia para a efetividade dos próbioticos. E partindo desta informção podemos refletir sobre a qualidade dos produtos existentes no mercado, sobre sua efetividade.
As falas de nutrição no esporte eu não acompanhei, pois era com a mesma palestrante do curso e sendo a palestra com o mesmo título ela traria a mesma apresentação só que mais resumida.
Os trabalhos de saúde pública foram muito relevantes. O trabalhos que tratou da temática dos idosos foi rica pois esta população apesar de estar crescendo, ainda é marginalizada em relação a outro temas. O trabalho sobre anemia foi interessatíssimo, pois fala da avaliação da suplementação de farinhas no Brasil. Os dados foram um pouco desanimadores, mas é importante que tenhamos conhecimento que este projeto está dando a contrapartida da avaliação da efetividade e a partir disso podemos pensar em ações para melhora-lo.
Em relação aos trabalhos sobre saúde pública eu questiono que estes trabalhos porque, apesar de terem relevância populacional, em nenhum momento se falou sobre SUS. É claro que a Saúde Pública não existe apensa dentro do SUS, mas há uma ligação muito forte, a maioria das ações em saúde pública são desenvolvidas dentro do SUS ou usando seus princípios, então, neste aspecto, houve uma falha no evento.
ABAIXO O LINK, ONDE CONSTA A PROGRAMAÇÃO:

Nenhum comentário: